COMBATE AO RACISMO É TEMA DE CARTILHA LANÇADA PELO ANDES.

Como forma de ampliar o debate e coibir o racismo em instituições de ensino superior, o ANDES laçou um material de apoio intitulado “Cartilha de Combate ao Racismo”. O material aborda temas como a construção do racismo na sociedade brasileira, além da centralidade das lutas antirracistas e o papel do feminismo negro como forma de combate ao crime de racismo. A elaboração da cartilha partiu da iniciativa do Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do ANDES, a partir de uma deliberação do 38° Congresso do ANDES-SN que resolveu pela elaboração da cartilha.

“Lutamos contra o racismo porque o compreendemos como uma prática de dominação que, ao oprimir negro(a)s, privilegia, direta ou indiretamente, o(a)s branco(a)s. O racismo se manifesta de diversas formas: individualmente, nas relações interpessoais; institucional e estruturalmente, quando se revela ainda mais complexo.” ressalta um trecho da introdução da cartilha. Acesse a íntegra da cartilha clicando AQUI.

Fonte: ANDES-SN