SINDURCA | Pela Prorrogação dos Contratos das e dos Professore(a)s Substitutos e temporários

O SINDURCA vem a público se manifestar em defesa da imediata prorrogação dos contratos dos professores substitutos e temporários que encerram ao final deste semestre. Nossa defesa está também embasada na Emenda Constitucional 03/20, aprovada em 29 de abril, que autoriza a prorrogação dos contratos temporários do Estado por mais 12 meses, incluindo professore(a)s substituto(a)s e temporário(a)s vinculados à URCA, UVA e UECE, cabendo aos referidos órgãos a solicitação dessa prorrogação ante as instâncias do governo estadual.

No momento em que a pandemia toma contornos de crise social e econômica, a defesa do emprego é uma medida fundamental. Em particular dos professore(a)s substituto(a)s e temporário(a)s que, sem estabilidade e com salários bem abaixo ao condizente com a atividade docente, tem diante do fim do seu contrato uma ameaça às suas condições de sobrevivência e de suas famílias.

Da mesma forma, a não prorrogação desses contratos ameaça o retorno das atividades acadêmicas, disciplinas, bem como demais atividades, após o período de suspensão.

Por essas razões se faz fundamental, para a defesa da vida em tempos de pandemia, da universidade, do(a)s trabalhadore(a)s da educação e da qualidade de ensino, a prorrogação dos contratos dos professore(a)s substituto(a)s e temporário(a)s prestes a se encerrar.

Para isso:

Solicitamos uma audiência da reitoria com o sindicato para tratar da referida prorrogação dos contratos autorizados pela Emenda Constitucional;

Conclamamos todos os professore(a)s nessa situação que entrem em contato com o sindicato;

Por fim, propomos aos colegiados de cursos da URCA que solicitem a prorrogação dos contratos dos professore(a)s que se encontram nessa situação junto as instâncias da URCA.

SINDURCA, 20 de maio de 2020.