EM DEFESA DAS APOSENTADORIAS, TODAS E TODOS A CAMINHADA DO DIA 30, RUMO A CONSTRUÇÃO DA GREVE GERAL!

Historicamente marcado por datar o Dia Internacional do(a) Trabalhador(a), o mês de maio este ano no Brasil, será lembrado também pela unificação da luta em contra a reforma da previdência de Bolsonaro. Diante dos ataques desferidos contra a classe trabalhadora pelo atual governo, onze centrais sindicais se uniram na realização de atos em todo território nacional, convocados em defesa das aposentadorias.

A aprovação da admissibilidade da Proposta de Ementa a Constituição (PEC) da Previdência no Congresso Nacional foi apresentada como uma aparente vitória dos golpistas. Contudo, não se consegue esconder a crescente sensação de mal-estar da população diante da piora dos resultados da economia e do rebaixamento no nível de vida da maioria dos brasileiros.

O governo Bolsonaro e seus aliados (grandes empresas, bancos, mídia burguesa, e parlamentares dos partidos da direita) mentem descaradamente para tentar ganhar a população para a necessidade de passar a reforma de qualquer forma.

Felizmente, os trabalhadores, a juventude e os oprimidos começam a perceber as reais intensões da reforma reacionária da previdência desse governo. A realidade vem conseguindo se mostrar para importante parcela dos brasileiros que já começam a perceber as reais intensões desta reforma golpista. É uma proposta que atende a sede de lucro dos banqueiros, e que vai dificultar ainda mais o acesso a aposentadoria do povo trabalhador, atacando mais duramente as mulheres, professores(as) e trabalhadores(as) rurais. A combinação perversa entre o aumento da idade mínima e do tempo de contribuição cria uma situação em que, caso essa proposta seja aprovada, a maioria da população não conseguirá se aposentar jamais.

Greve Geral já!

Em carta aberta, a CSP-CONLUTAS em unidade com onze outras centrais sindicais, convoca trabalhadores e trabalhadoras de todo país a não só participar das mobilizações de maio, mas se preparar para a construção da greve geral já em Junho. “Desde já nosso desafio é continuar ampliando a unidade, organizando comitês de base contra a Reforma e realizar uma grande Plenária Nacional que unifique todo o movimento sindical e popular para organizar a Greve Geral em junho.” Descreve um trecho da carta que pode ser conferida na íntegra clicando AQUI.

Caminhada dia 30 e construção da Greve Geral no Cariri

Nos do Sindurca nos somamos à convocação da unidade histórica dirigida a trabalhadores e trabalhadoras de todo país para não só participar das mobilizações de maio, mas também se preparar para a construção da greve geral já em Junho. No Cariri, a Frente Cariri pela Democracia, organiza em conjunto com as frentes, partidos e entidades representativas locais a Caminhada em Defesa da Aposentadoria, marcada para próxima terça, dia 30 de Maio, com concentração em frente ao prédio do INSS do Crato (R. José Marrocos, 458).

A Assembleia Geral dos docentes da Urca ocorrida no último dia 24 reafirmou o nosso compromisso com a classe trabalhadora, aprovando nossa presença em mais essa luta!