EM NOTA, ANDES-SN REPUDIA CORTES DE ORÇAMENTO NA PESQUISA ACADÊMICA.

O ANDES Sindicato Nacional emitiu nota de repúdio aos cortes nos programas de investimento a pesquisa científica. A Coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sofrem com o desmonte promovido pela governo de Jair Bolsonaro que descontinuou mais da metade do orçamento previsto para este ano. Com esta ação, fica explícita a intenção do governo de prejudicar as categorias mais vulneráveis da sociedade, privando o acesso e a permanências no ensino. “O que está em jogo para a pós-graduação é a não entrada e a não permanência de estudantes cotistas, do(a)s estudantes com filho(a)s, do(a)s estudantes filho(a)s da classe trabalhadora. A retirada de dinheiro da educação representa um projeto elitista e eugenista que visa apagar das Universidades, IF e CEFET a diversidade e impedir o acesso do(a)s mais pobres desse país à pós-graduação” afirma trecho do documento.

Confira a íntegra do documento do ANDES-SN clicando AQUI