MEC anuncia menor reajuste para professores desde 2010

Com 4,17% de reajuste, piso do magistério estaciona em aumento real de R$102,39

Desde o dia 27 de Dezembro do ano passado, o Diário Oficial anunciou o reajuste do piso salarial do magistério para o menor índice desde 2010. O novo índice salarial está em 4,17%, que representa um aumento real de R$ 102,39 o mais baixo desde 2010. O piso salarial para o magistério foi instituído em 2008 com base na lei 11.738/08, que prevê reajuste anual do salário base da categoria docente de estados e municípios.

Apesar de se manter acima do índice inflacionário dos últimos doze meses (aproximadamente 3,56%), o nível do reajuste é visto como irrisório, se mantendo apenas por ordem legislativa obrigatória, sendo pouco representativo para o nível de trabalho desenvolvido por professoras e professores de todo o país. Mesmo assim, sendo direito garantido, a categoria espera que seja cumprido o reajuste de forma retroativa a Janeiro deste ano, com possível organização de greve geral caso não haja formalização real do acerto salarial.

Enquanto se mantém menor do que R$ 2.600,00 a remuneração base de docentes municipais e estaduais, passam de R$ 11.000,00 o salário dos níveis básicos de servidores da câmara dos deputados. Gráficos comparativos foram produzidos pelo site Dever de Classe e podem ser conferidos aqui. A diferença gritante entre as remunerações só nos mostra o descaso que os governos vêm demonstrando para com a categoria docente, reafirmando com isso a necessidade de se lutar por direitos mais justos para os(as) profissionais da educação.