SINDURCA | A Reitoria da URCA precisa encaminhar todas as pautas

A Direção do SINDURCA encaminhou em 20 de maio um ofício (clique aqui) solicitando audiência virtual com a Reitoria da URCA e representantes estudantis com as pautas: prorrogação dos contratos de professore(a)s substitutos e temporários; assistência estudantil no período da pandemia; participação do SINDURCA na comissão de enfrentamento à pandemia. A Reitoria até então não respondeu sobre a assistência estudantil e a comissão.

Das exigências feitas pelo SINDURCA, parece estar garantido, mesmo que ainda não efetivado, a prorrogação dos contratos de professore(a)s substitutos e temporários da universidade. Mas restam duas pautas importantes e que, até agora, foram negligenciadas pela Reitoria.

É urgente que a URCA e o governo Camilo Santana efetivem um programa de assistência estudantil específico e eficaz para este momento de crise social e econômica causada pela pandemia da Covid-19. Ao mesmo tempo, é necessário a garantia da permanência das bolsas estudantis já existentes. Nenhum corte pode ser admissível.

Desde o mês passado, maio, o SINDURCA em parceria com Centros Acadêmicos e movimentos estudantis iniciou uma campanha financeira de ajuda para estudantes da URCA em situação de vulnerabilidade. Essa necessidade existe, até agora já recebemos mais de 130 solicitações de ajuda. A campanha segue mas é estarrecedor que o governo do estado e a reitoria fechem os olhos para essa realidade.

Ao mesmo tempo, para garantir os encaminhamentos das pautas de forma democrática, defendemos a composição de um comissão da URCA de enfrentamento à pandemia com a participação de representantes do SINDURCA, estudantes, trabalhadore(a)s terceirizados e servidore(a)s técnicos.

As vidas e os direitos sociais devem ser prioridades, não os lucros. Para isso, é urgente o encaminhamento concreto das pautas:

• Assistência estudantil específica e eficaz para este momento de crise e manutenção das bolsas já existentes;

• Comissão da URCA de enfrentamento à pandemia com representantes do SINDURCA, estudantes, terceirizado(a)s e servidore(a)s técnicos.

• Prorrogação urgente dos contratos de professore(a)s substitutos e temporários.

SINDURCA, 1 de Junho de 2020.