Sindurca realiza reunião com entidades representativas

Construção coletiva de caravana para o III ENE foi o mote principal do encontro

Em convocação do SINDURCA, representações de diversas entidades estudantis estiveram reunidas esta última quinta, dia 21/02 para construir coletivamente a caravana que irá representar o Cariri no III Encontro Nacional de Educação – III ENE, que será realizado em Brasília entre os dias 12 e 14 de Abril. Na ocasião, o Sindicato propôs conseguir um ônibus para a ida da comitiva ao encontro.

As entidades compareceram em peso no momento, que teve início com a fala da direção do Sindurca abrindo o encontro apresentando a importância do ENE para a defesa da educação brasileira, que vem sofrendo com ataques constantes, incluindo cortes de orçamento e sucateamento das instituições de ensino público. A proposta do Sindicato é que seja realizado um pré-encontro para o dia 20 de Março que aborde temas centrais para a defesa da educação pública de qualidade agremiados em uma estrutura que seria baseada na contextualização geral do ENE, definição de estratégias para a defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e sem mordaça, acesso e manutenção dos(as) estudantes nas instituições de ensino públicas em especial na URCa. Estes temas seriam reunidos em uma mesa dentro do pré-encontro que ainda não tem data definida. Ficou em aberto a decisão sobre um último tema para a composição da mesa, que está entre Educação do Campo e Combate as opressões, esta última sendo uma proposição das entidades estudantis presentes no momento.

Logo após, seguiu-se o fim da reunião com os encaminhamentos gerais definidos pelo coletivo, que marcou outro encontro para o dia 27/02 às 18hrs desta vez, ampliando o convite para a comunidade geral da URCa (professores(as) e servidores(as). Seguem os encaminhamentos:

• Ampliar as propostas para o pré-encontro
  • Sugestões de nomes para a mesa do pré-encontro
  • Construir a relatoria do pré-encontro para ser encaminhada a organização do ENE

Sobre o ENE

Já em sua terceira edição, o Encontro Nacional de Educação é organizado pela Coordenação Nacional das Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita – CONEDEP, que é composta por várias entidades nacionais de educação como, ANDES-SN, FASUBRA, SINASEFE, CSP Conlutas, CFESS, ABEPSS, ABEM, Oposição de Esquerda da UNE, FENET, ANPG entre outras.

De acordo com seu documento orientador o III ENE tem como objetivo central “Aprofundar o diagnóstico do projeto do capital para a educação tendo como perspectiva a construção de um Plano Nacional de Educação da classe trabalhadora, tomando como base a análise crítica e atualização do PNE da Sociedade Brasileira, reunindo lutadores e lutadoras de todo o País para constituir-se em um espaço de resistência aos ataques à educação e aos/as trabalhadores/as da educação e estudantes no atual contexto de retrocessos e destruição dos direitos sociais e democráticos.” Mais informações sobre o evento podem ser conferidos no blog do site pelo endereço www.encontronacionaldeeducacao.org.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDURCA